Física e infância

by

Estava no parquinho com as crianças observando elas brincarem. E corre para cá, e corre para lá, e corre para acolá.

Um dos disputados balanços ficou livre quando uma das crianças desceu dele correndo para subir no tobogã, Lindoca correu até o brinquedo recentemente desocupado e logo começou a se balançar.

Ela segurando as correntes firmemente esticadas inclinou o balanço para trás enquanto dobrava os joelhos, soltou o corpo e deixou a gravidade e a inércia fazer o resto, quando o balanço alcançou o ponto mais alto ela esticou as pernas para cima, colocando mais energia no movimento que começava a retroceder. Rapidamente ela encolheu as pernas fazendo com que os pés ficassem abaixo do quadril, tão próximo do chão que parecia que as pontas dos pés tocariam o chão atrapalhando o movimento, mas a posição era perfeita, quando a energia do movimento começava a perder para a força da gravidade a jovenzinha habilidosamente jogava os pés de encontro ao chão, empurrando o seu corpo e o brinquedo mais acima, em seguida esticava novamente as pernas para ajudar no movimento de ascensão.

E ela repetia esse movimento com perfeição, sem interrupção, com ritmo e com uma graciosidade mecânica. Gravidade, energia, inércia, gravidade de novo, inércia e então começava tudo de novo.

Pensei nas minhas aulas de física, e em como toda essa brincadeira gostosa de movimento e velocidade seria um dia, transformada em algo desinteressante e maçante por algum professor ou pela responsabilidade de um vestibular. Crescer às vezes é muito chato!

3 Respostas to “Física e infância”

  1. BlogdaGrávida Says:

    Hahahaha eu estava lendo…e bem na parte de “gravidade, inércia, gravidade d enovo, inércia..” pensei “puxa, que pena que um dia isso vai virar uma coisa chata, na sala de aula, explicado por algum professor ranzinza, mal humorado, de saco cheio de repetir as mesmas coisas todo ano”… Que pena que a gente cresce e a magia desaparece.
    Daí em seguida vi o parágrafo final: justamente o que eu tinha pensado!
    Incrível!

  2. Herika Says:

    Me delicio em ver como você curte o convívio com seus filhos.

    Beijos!!!

  3. Kosmidis Says:

    Caralho…Foda…

Deixe um comentário